17 de junho de 2006

Por que votar?

...Cuidado para que teu voto não seja a expressão de suas ambições individuais...
Amesquinhar o voto é dar espaço a corrupção, tirania, é rejeitar a democracia.Os detalhes da sua vida resultam da qualidade da política que predomina no pais:alimento, transporte salário, cidadania. Quando a política serve a poucos aumentam a fome, a miséria e desigualdade, que são causados pela política errada dos que fazem política de acordo com os interesses dos oligopólios, latifundiários e credores da nossa dívida pública. Mas através do voto torna-se capaz de alterar a dura realidade.
Nas eleições não se enoje da política, não se submeta ao desencanto, mas também não se iluda com o marketing que maqueia os políticos , com a retórica, com as músicas fáceis e agradaveis. Descionfie dos arrogantes, dos caudilhistas, dos populistas, dos que jamais prezaram por aqueles que lutam pela sobrevivência. Pelo contrário, tome uma atitudede cidadão pleno e avalie sua cidade, seu país. O que falta ao povo?Quais as causas das intempéries sociais? Quem elege os corruptos? Cuidado para que teu voto não seja a expressão de suas ambições individuais, e sim de sua fome de justiça, de seu senso cívico, de seu projeto de Brasil para todos.
De acordo com o seu voto, pode ser que não haja mais eleições em que se faça ouvir sua vontade. Por um outro lado, pode ser que cresça a democracia, a cidadania, que sua participação seja ampliada no poder público. Mas se seu voto for nulo, nulas serão suas queixas, fará parte da amargura cívica. À margem da cidadania seu protesto vazio favorecerá aqueles que devem ser banidos do poder e da vida pública, e à anulação de seu voto, de sua consciência, agradecerão os que se apossam dos recursos públicos.
Se faça lembrar na memória das pessoas através da construção de um país. Através de seu voto pode ser efetivado o que o país tanto pede:reforma agrária, redução de desemprego, desenvolvimento sustentável. Não serão os eleitos que te agradecerão, e sim seus filhos e os filhos de seus filhos, pois por eles e neles estará votando.